Data limite para envio de trabalhos: 6 de julho de 2025.
Data limite para envio de trabalhos: 6 de julho de 2025.
Prezado(a) Autor(a), antes de redigir o resumo de seu trabalho científico, leia atentamente todas as informações deste regulamento. Os resumos em não conformidade com as orientações não serão aceitos.
CRONOGRAMA
- Dia 6 de julho de 2025 - Prazo final de envio dos resumos.
- É obrigatória a inscrição de um dos autores no congresso para submissão do trabalho.
- Cada autor inscrito terá direito a submeter até 2 (dois) trabalhos.
- Limite de autores: 15, sendo 1 principal e até 14 co-autores.
- A partir do dia 25/08/2025 - Divulgação dos resultados das avaliações dos trabalhos no site do congresso e formas de apresentação:
- Temas livres: os trabalhos que mais se destacarem na avaliação serão selecionados para apresentação oral. O autor-apresentador deverá estar inscrito no congresso e terá 7 minutos para apresentação do trabalho, seguidos de 5 minutos para discussão.
- Pôster em Destaque: dentre as submissões selecionadas para pôster, serão escolhidos até 15 trabalhos para apresentação aos avaliadores durante a exibição dos pôsteres no dia 25 de setembro. O autor-apresentador deverá estar inscrito no congresso e estar presente na sessão de apresentação de pôster.
- Pôster: os demais trabalhos aprovados ficarão expostos sob a forma de pôster nos dias do evento. O autor-apresentador deverá estar inscrito no congresso e estar presente na sessão de apresentação de pôster.
- O envio de trabalhos científicos (resumos) representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), durante o congresso em data e horário a serem comunicados.
- Os resumos aprovados serão publicados nos Anais do Congresso.
- O certificado de apresentação do trabalho será entregue ao final do evento. Será emitido um certificado para cada trabalho, independentemente do número de autores.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS
- Para efetuar a inscrição de trabalhos, é necessário informar o e-mail e a respectiva senha de acesso de um dos autores, definidos durante o preenchimento da ficha de inscrição no site do congresso
- Não serão aceitas as inscrições dos resumos de trabalhos científicos enviadas por correio eletrônico, fax, correio regular ou outra forma qualquer diferente da indicada neste site
- Cabe à comissão julgadora definida para este evento avaliar os trabalhos de acordo com normas científicas específicas (com autonomia para modificar a opção de apresentação do trabalho, comprometendo-se a comunicar com antecedência os autores) e classificá-los segundo estas normas
- A comissão científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para este evento
- A divulgação dos trabalhos aprovados será feita através do site oficial do congresso, com datas e horários de apresentação
- O autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos
- Orientações para preenchimento dos campos:
- Autor(es): nome dos autores, com instituição, cidade e estado
- Título do trabalho: não mencionar instituição, autores, marcas ou produtos comerciais
- Área do trabalho: preencher a área mais apropriada para o trabalho de acordo com as opções indicadas: Aconselhamento Genético, Ética e Educação; Avaliação de Tecnologias em Saúde; Cardiogenética; Dismorfologia e Displasias Esqueléticas; Doenças Poligênicas e Epigenética; Erros Inatos do Metabolismo e Triagem Neonatal; Farmacogenômica; Genética Comunitária e Saúde Pública; Imunogenética; Nefrogenética; Neurogenética e Transtornos do Neurodesenvolvimento; Oftalmogenética; Oncogenética; Pré-natal e Reprodução Humana; Tecnologias Ômicas; Outra
- Formato do resumo: deve se respeitar o limite total de 3000 caracteres (incluindo espaços), não sendo aceitos símbolos, gráficos, tabelas, fórmulas, imagens, formatações ou caracteres especiais no texto. Se necessário, descrever fórmulas e símbolos por extenso no corpo do resumo
- Idioma do resumo: serão aceitos apenas resumos escritos em português ou inglês
- Desenhos de estudo: NÃO serão aceitos artigos de opinião e revisões narrativas. Também NÃO serão aceitos relatos de casos simples, que não tragam contribuição científica. Relatos de caso que descrevem novas variantes serão aceitos apenas se o trabalho seguir modelos internacionais de classificação de variantes.
- O texto do resumo do trabalho científico deverá ser estruturado segundo o tipo de trabalho e contemplar os seguintes itens:
- Trabalhos originais: Introdução; Objetivos; Materiais e Métodos; Resultados; Discussão e Conclusão (ou equivalente em inglês)
- Relato de caso: Introdução (justificar o motivo do relato do caso); Relato do Caso; Discussão e comentários finais (ou equivalente em inglês)
- Agradecimentos (auxílio à pesquisa e bolsas de instituições)
- Não será possível realizar alterações no conteúdo do trabalho pelo autor após a conclusão do processo de envio
- Os autores autorizam a Comissão Organizadora do Congresso e a SBGM a divulgarem o resumo em âmbito nacional e em todos os meios de comunicação, após a apresentação do trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
APRESENTAÇÕES
Formato:
- Temas Livres: serão apresentações orais realizadas em dia e horário determinados; com 7 (sete) minutos para a apresentação e 5 (cinco) minutos para discussão e perguntas, a critério do coordenador da sessão. O autor-apresentador deverá estar inscrito no congresso
- Pôster em destaque: o pôster em destaque ficará no mesmo local da sessão de pôsteres, e deverá ser apresentado sucintamente para a comissão de avaliação no horário e dia aprovado para a apresentação. O autor-apresentador deverá estar inscrito no congresso
- Pôster: os trabalhos ficarão expostos sob a forma de pôster e o autor deverá estar presente na sessão de apresentação dos pôsteres. O autor encarregado de apresentar o trabalho deverá estar inscrito no congresso. Os certificados serão emitidos após a apresentação do trabalho.
Preparo e apresentação do pôster:
- as orientações serão disponibilizadas após a divulgação do resultado da aprovação dos trabalhos
Os certificados poderão ser emitidos após o evento através do site oficial do congresso, e permanecerão disponíveis por 90 dias.